Bloguinho da Fabia

Pretendo neste blog postar informaçãoes, reflexões, sobre o uso das Tecnologias no processo Educativo.

Monday, July 03, 2006

Classificação dos programas



Nossa que difícil listar programas que possam trazer algo educativo, na tv aberta não consegui.
Aí vai minha análise:

QUADRO DE CLASSIFICAÇAO DE PROGRAMAS TELEVISIVOS

Educativo com finalidade explicita de educar -1
Educativo sem finalidade explícita de educar -2
Não educativo -3
Deseducativo -4

Sitio do pica-pau Amarelo-2
Domingo Legal-3
Pânico na TV-4
Fantástico-2
Domingão do Faustão-3
Casseta e Planeta-4
Globo repórter-2
Linha Direta-3
Mais Você- 2
Tv Fama - 4


Refletindo...

Nota-se que os maiores programas de audiência não tem a finalidade explícita de educar. Há uma preocupação extrema com o entretenimento, mas, programas educativos que levem a construção do conhecimento, que levem a refletir e com finalidade de educar ainda não estão disponíveis na TV aberta. Na TV paga há alguns, que ainda não possuem total qualidade. A programação da TV aberta possui muitos programas não educativos que visam diversão, descontração e oferecem informações inúteis aos seus telespectadores. São raras exceções que se preocupam em passar informações aliadas ao conhecimento, como é o caso dos telejornais. Isso quando estes não visam somente o sensasionalismo!A TV atende às necessidades dos cidadãos no que diz respeito ao entretenimento, oferecendo uma programação “B” para um público estressado pelo dia-a-dia e não muito exigente. Acho que acabamos nos conformando com o que nos oferecem. Aos poucos que têm acesso ao vídeo, DVD ou tv a cabo, preferem escolher sua programação, mas a grande massa da população carece em todos os sentidos e principalmente na mudança do olhar, da análise crítica para que possa discernir o que é bom e o que é ruim para sua educação e até mesmo exigir mudanças. E isso pode começar na escola.Porém, incorporar a TV à nossa prática pedagógica não implica em abandonar os textos escritos. Um texto de qualidade também oferece aos alunos acesso às informações necessárias e podem contribuir, e muito, para a construção e reconstrução do conhecimento. Em educação devemos somar. Abandonar o que parece antigo não é a melhor forma de desenvolver nossos potenciais. Devemos aliar às novas tecnologias como forma de enriquecer o velho e não excluir os métodos já conquistados. Aperfeiçoar sempre!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home